terça-feira, 13 de outubro de 2009

TODOS OS ALIMENTOS CONHECIDOS COMO SAUDÁVEIS SÃO BONS PARA VOCÊ?




A Nutrição Clínica Funcional é uma ciência que se baseia em cinco princípios, sendo o principal deles a Individualidade Bioquímica. A individualidade bioquímica é definida como um conjunto único de fatores genéticos de uma pessoa, que controla o seu metabolismo, suas necessidades nutricionais e as sensibilidades causadas pela interação com o meio ambiente.
Assim, temos que pensar que cada pessoa tem um código genético individual e único, que é diferente do código de seus pais, irmãos e filhos. Assim, esse fato faz com que cada pessoa seja única, com características individuais, e completamente diferente do restante das outras pessoas. Sabemos, por exemplo, que algumas pessoas têm uma predisposição genética para desenvolver um determinado tipo de câncer, como por exemplo, câncer de mama (filhas de mães e avós com histórico de câncer de mama, têm maior chance de desenvolver a doença). Então, essas pessoas deverão consumir alimentos que auxiliem na diminuição do risco de desenvolver o câncer e, ao mesmo tempo, evitar consumir aqueles alimentos que, apesar de serem saudáveis, podem estar associados com aumento do risco de câncer.
O organismo de cada pessoa irá responder de uma maneira específica à ingestão de alimentos. Por exemplo, sabemos que algumas pessoas consomem beterraba e produzem uma urina de coloração vermelha; outras, quando ingerem aspargos, têm uma urina com odor forte. Ainda, alguns indivíduos com hipertensão arterial, consomem dietas totalmente isentas de sal e mesmo assim continuam com níveis elevados de pressão arterial. Por outro lado, algumas pessoas consomem uma dieta muito rica em sal, mas não têm nenhuma elevação nos níveis de pressão. O mesmo vale para pessoas com alterações nos níveis de colesterol: algumas têm elevação do colesterol só de “olhar” para um bolo recheado, enquanto que outras comem bolo recheado cinco vezes na semana e não têm nenhuma alteração nesses níveis.
Todas essas situações são atribuídas ao código genético de cada indivíduo. Portanto, sempre devemos considerá-lo no momento de nossas escolhas alimentares, já que está bem claro que alimentos saudáveis para alguns, podem ser importantes venenos para outros.







Fonte: Valéria Pascoal - Nutricionista Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário