
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Melatonina - Antioxidante Natural

segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Cuide do seu intestino para cuidar da saúde emocional

Consulte seu nutricionista para adequar sua necessidade diária e também sua tolerância a cada alimento. Boa saúde!
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Osteoporose

A osteoporose é definida como um distúrbio ósseo no qual ocorre uma redução da massa óssea com deterioração da sua estrutura, o que leva a uma maior fragilidade e conseqüentemente, a um maior risco de fraturas.
A massa óssea aumenta durante a infância e adolescência e o pico de massa óssea(PMO) é obtido na segunda década de vida. O pico de massa óssea é determinado por fatores genéticos, hormônios esteróides, nutrição e atividade física. A otimização do PMO na infância e a minimização das perdas em estágios tardios são os dois principais fatores de risco modificáveis na prevenção da osteoporose.
A osteoporose é decorrente da interação de diversos fatores e não de um nutriente isoladamente. A fração orgânica dos ossos é formada principalmente pelo colágeno tipo I (um tipo de proteína) e a fração inorgânica é composta por cálcio e íons fosfato e também por íons carbonato, Mg, Na, K e citrato em menores quantidades. Uma dieta adequada deverá fornecer os nutrientes necessários para a síntese e manutenção dessa estrutura.
A dieta ideal para a prevenção/tratamento da osteoporose deve equilibrar o organismo como um todo, além de fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da massa óssea. A inflamação e o estresse oxidativo contribuem para o aumento da reabsorção óssea (degradação). Deste modo, a dieta deve ser antiinflamatória e rica em antioxidantes.
De um modo geral, os alimentos refinados (açúcar, farinha branca), os refrigerantes e o excesso de carne vermelha são pró-inflamatórios e acidificantes. Estes alimentos, portanto favorecem a inflamação e a retirada do cálcio dos ossos. O excesso de cafeína e sal, aliados a uma dieta pobre em cálcio, aumentam sua excreção.
Por outro lado, as frutas e vegetais são os principais alimentos alcalinizantes. As frutas e verduras são fonte de diversos nutrientes como o Mg, K, vitamina C e vitamina K, essenciais ao metabolismo ósseo. Possuem também antioxidantes como a vitamina C e o β-caroteno. Ainda, elas são capazes de neutralizar o excesso de carga ácida da dieta.
TODOS OS ALIMENTOS CONHECIDOS COMO SAUDÁVEIS SÃO BONS PARA VOCÊ?

A Nutrição Clínica Funcional é uma ciência que se baseia em cinco princípios, sendo o principal deles a Individualidade Bioquímica. A individualidade bioquímica é definida como um conjunto único de fatores genéticos de uma pessoa, que controla o seu metabolismo, suas necessidades nutricionais e as sensibilidades causadas pela interação com o meio ambiente.
Assim, temos que pensar que cada pessoa tem um código genético individual e único, que é diferente do código de seus pais, irmãos e filhos. Assim, esse fato faz com que cada pessoa seja única, com características individuais, e completamente diferente do restante das outras pessoas. Sabemos, por exemplo, que algumas pessoas têm uma predisposição genética para desenvolver um determinado tipo de câncer, como por exemplo, câncer de mama (filhas de mães e avós com histórico de câncer de mama, têm maior chance de desenvolver a doença). Então, essas pessoas deverão consumir alimentos que auxiliem na diminuição do risco de desenvolver o câncer e, ao mesmo tempo, evitar consumir aqueles alimentos que, apesar de serem saudáveis, podem estar associados com aumento do risco de câncer.
O organismo de cada pessoa irá responder de uma maneira específica à ingestão de alimentos. Por exemplo, sabemos que algumas pessoas consomem beterraba e produzem uma urina de coloração vermelha; outras, quando ingerem aspargos, têm uma urina com odor forte. Ainda, alguns indivíduos com hipertensão arterial, consomem dietas totalmente isentas de sal e mesmo assim continuam com níveis elevados de pressão arterial. Por outro lado, algumas pessoas consomem uma dieta muito rica em sal, mas não têm nenhuma elevação nos níveis de pressão. O mesmo vale para pessoas com alterações nos níveis de colesterol: algumas têm elevação do colesterol só de “olhar” para um bolo recheado, enquanto que outras comem bolo recheado cinco vezes na semana e não têm nenhuma alteração nesses níveis.
Todas essas situações são atribuídas ao código genético de cada indivíduo. Portanto, sempre devemos considerá-lo no momento de nossas escolhas alimentares, já que está bem claro que alimentos saudáveis para alguns, podem ser importantes venenos para outros.
Fonte: Valéria Pascoal - Nutricionista Funcional
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Álcool X Organismo

- Doses até 99mg/dl: sensação de calor/rubor facial, prejuízo de julgamento, diminuição da inibição, coordenação reduzida e euforia;
- Doses entre 100 e 199mg/dl: aumento do prejuízo do julgamento, humor instável, diminuição da atenção, diminuição dos reflexos e incoordenação motora;
- Doses entre 200 e 299mg/dl: fala arrastada, visão dupla, prejuízo de memória e da capacidade de concentração, diminuição de resposta a estímulos, vômitos;
- Doses entre 300 e 399mg/dl: anestesia, lapsos de memória, sonolência;
- Doses maiores de 400mg/dl: insuficiência respiratória, coma, morte.
Um curto período (8 a 12 horas) após a ingestão de grande quantidade de álcool pode ocorrer a "ressaca", que caracteriza-se por: dor de cabeça, náusea, tremores e vômitos. Isso ocorre tanto devido ao efeito direto do álcool ou outros componentes da bebida. Ou pode ser resultado de uma reação de adaptação do organismo aos efeitos do álcool.
A combinação do álcool com outras drogas (cocaína, tranqüilizantes, barbituratos, antihistamínicos) pode levar ao aumento do efeito, e até mesmo à morte.
O efeitos do uso prolongado do álcool são diversos. Dentre os problemas causados diretamente pelo álcool pode-se destacar doenças do fígado, coração e do sistema digestivo. Secundariamente ao uso crônico abusivo do álcool, observa-se: perda de apetite, deficiências vitamínicas, impotência sexual ou irregularidades do ciclo menstrual.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Renovação

"A águia, ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão. Vejamos: Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer...ou...enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher a um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, ela começa a bater o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá que suportar. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar as velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ala passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um novo processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, e outras tradições que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre trás."
quarta-feira, 22 de julho de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Sono e menopausa

Mais sobre o ômega-3

O consumo de ômega-3, presente em peixes gordurosos como o salmão e a sardinha, pode ajudar a proteger pacientes de sofrer um segundo derrame, de acordo com estudo japonês publicado na revista especializada “Stroke”. Em um estudo com mais de 18 mil pessoas que estavam tomando baixa dose de estatinas para redução do colesterol, os pesquisadores descobriram que a adição de ácido eicosapentaenóico (EPA, forma essencial de ômega-3) não reduz a ocorrência do primeiro derrame, mas previne a recorrência do problema. As taxas de primeiro derrame foram de 1,3% no grupo que tomava 1800 miligramas diárias de EPA e 1,5 naqueles que não tomavam o ômega-3 – diferença insignificante. Porém, as taxas de recorrência foram de 6,8% e 10,5%, respectivamente, atestando o efeito protetor do composto. Mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos responsáveis pela proteção.
Bom colesterol e a memória

Brócolis

Um estudo publicado na revista especializada “PLos ONE” traz novas evidências de que o consumo de mais de uma porção de brócolis por semana pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata. Os resultados do estudo indicam que a ingestão do vegetal tem grande efeito na expressão do gene GSTM1 e em processos de sinalização das células associados a inflamações e à carcinogenese na próstata. Os testes foram realizados com tecidos da próstata retirados de voluntários que passaram 12 meses com uma dieta rica em brócolis ou rica em ervilha (quase 400g por semana). E os autores descobriram que um componente do brócolis chamado sulforafano cumpre papel importante na proteção. Eles destacaram que o estudo oferece, pela primeira vez, evidências experimentais em humanos de que dietas ricas em vegetais crucíferos podem reduzir o risco de câncer de próstata.
Alimentos com propriedades funcionais: Chá verde

Mesmo poucas xícaras de chá verde por dia podem ajudar a prevenir doença cardíaca, segundo estudo da Escola Médica de Atenas, na Grécia. Os resultados dos testes indicaram que o consumo do chá melhora rapidamente o funcionamento das células que recobrem o interior dos vasos sangüíneos, melhorando o fluxo do sangue e o relaxamento das artérias, o que reduz a progressão principalmente da aterosclerose. No estudo, os especialistas deram, em momentos distintos, chá verde, cafeína diluída e água quente a 14 voluntários saudáveis. E, medindo a função das células endoteliais do sistema circulatório, eles observaram, em apenas 30 minutos, um efeito benéfico do consumo de chá verde. Segundo os autores, esse efeito poderia ser explicado pela grande quantidade de flavonóides no chá, compostos com efeitos antioxidantes.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Alimentos anticâncer

segunda-feira, 25 de maio de 2009
The right time

This is the right time
Once in a lifetime
So I find it hard to sleep
Don't you know
The sun is shinin' in my window
Life's in flow
Makin' music in the morning
Laughter's light
Creativity touches
In full flight
This is the right time, once in a lifetime
Keep it going, let's not lose it
Feel the flow
Ohhhh, flying free in a fantasy
With you I'll go
This is the right time
Once in a lifetime
Now something has entered my mind
Shattering all of my thoughts
It's no good, it's just one big waste of my time
But what can I do to recall...
This is the right time, once in a lifetime
sábado, 23 de maio de 2009
Os benefícios do balé
-Harmonização e conhecimento do corpo
- Melhoria cardiorrespiratória
- Estímulo da criatividade
- Desenvolvimento de disciplina, ritmo e musicalidade
- Maior flexibilidade
- Coadjuvante na correção de desvios posturais, problemas ortopédicos e traumatológicos e hiperatividade
- Desenvolvimento da consciência corporal

St. Patrick's day

Here comes the cold
Break out the winter clothes
And find a love to call your own
You - enter you
Your cheeks a shade of pink
And the rest of you in powder blue
Who knows what will be
But I'll make you this guarantee
When it comes to December it's obvious why
No one wants to be alone at Christmas time
And come January we're frozen inside
Making new resolutions a hundred times
February, won't you be my valentine?
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Parafraseando
Here's for the weekend
Nutrição Funcional

O que é?
A verdade de fato
o ato escancarou o fato
e num único ato
subiu a tona todo fato
exibindo a fragilidade do ato
e revelando a mentira do fato,
pois a verdade vem sempre marcada pelo fato do ato.
Ou seja,
nem sempre é o gato que come o rato.
...e para quem interesse: a verdade, sempre aparece !
Fly
Grace
Time ...
Poetry
...que ignorar os fatos não os altera;
Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;
Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.
Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;
Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;
Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
(Boa noite , Amor )
O tempo....
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
....... Dance ......

cada vez que eu penso em dança.
todas as palavras do meu espírito,
Como se nunca tivesse falado.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Exercite- se!

Benefícios do famoso ômega-3

Benefícios
Redução do nível de triglicerídios e colesterol no sangue;
Redução da pressão sangüínea e do batimento cardíaco irregular (decorrentes geralmente do acúmulo de colesterol nos vasos sangüíneos, que causa a agregação plaquetária, em outras palavras, o acúmulo de plaquetas em certos pontos dos vasos);
Melhora a fluidez do sangue;
Ajuda no combate ao câncer
Ajuda no tratamento da depressão;
É benéfico para as atividades mentais (nosso cérebro é composto 20% por gordura):
Melhora a concentração;
Melhora a capacidade de memorização;
Aumenta a motivação;
Previne doenças degenerativas cerebrais;
Ômega 3 é anti-inflamatório e anti-oxidante, o que explica o seu emprego em tratamentos para rejuvenescimento e manutenção da saúde.
Alimentos Ricos em Ômega 3:
Peixes oleosos (como o salmão enlatado e o atum fresco);
Óleo de colza ou óleo de soja;
Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com/2008/07/26/omega-3/

Fome é um estado fisiológico que é transmitido do sistema digestivo ao nervoso, acompanhado por sensações desagradáveis provocadas pela ausência de alimentos.
A fome oculta é uma carência nutricional de micronutrientes (vitaminas e minerais) no organismo. Ela se manifesta através da falta de nutrientes que não estão presentes na alimentação, ou seja, uma alimentação não adequada contribui para o desenvolvimento da fome oculta.
A fome oculta também é associada ao famoso “efeito sanfona” que ocorre nas dietas, quando o corpo acaba por recuperar todo o peso que fora perdido.
Sintomas
Os sintomas da fome oculta geralmente percebidos a longo prazo. São eles:
Dores musculares (quando o individuo pratica exercícios físicos e não repõem os nutrientes perdidos);
Fraqueza e conseqüentemente cansaço e indisposição;
Dificuldade de concentração;
Maior vunerabilidade a infecções.
As carências relativas às vitaminas irão variar de acordo com o tipo de vitamina que se encontra em deficiência (A, B1, B6, B12, C, D, E, etc.) sendo que cada uma irá apresentar uma conseqüência diferente por sua ausência. Já quanto às carências relativas aos minerais pode-se destacar a anemia (proveniente da ausência de ferro no organismo).
O perigo da fome oculta consiste na medida em que os sintomas passam despercebidos pelo indivíduo ao longo do tempo e aparece sob a forma de doenças como câncer, osteoporose, hipertensão e problemas cardiovasculares. Isso ocorre porque os nutrientes que combatem essas doenças não estão presentes no corpo.
Formas de prevenção da fome oculta
A melhor forma de prevenir ou recuperar-se uma pessoa debilitada por tal problema é manter uma alimentação balanceada (rica em frutas, verduras e legumes, bem como em carboidratos e proteínas) que contenha os nutrientes necessários ao organismo. Os alimentos devem ser ingeridos sem excessos ou escassez, estabelecendo assim uma relação de proporção entre eles.
Evitar o consumo de alimentos industrializados como também o excesso de sal, gordura e açúcar.
http://www.usp.br/agen/rede485.htm
terça-feira, 24 de março de 2009
Infecçoes urinárias

As infecções urinárias podem surgir em qualquer parte do tracto urinário, seja nos rins, nos ureteres, na bexiga ou na uretra. As mulheres e os bebés do sexo feminino contam-se entre as principais vítimas.Na maior parte dos casos, a infecção é provocada por bactérias, a mais comum das quais é a E.Coli, presente nas fezes de todas as pessoas. Outras bactérias, como Proteus mirabilis e Klebsiella também podem ser as responsáveis.Em condições normais, a urina é estéril, ou seja, inteiramente livre de quaisquer germes. Desta maneira, a presença de bactérias na urina traduz-se sempre por uma infecção urinária. Vizinhança indesejávelSão várias as causas que levam ao surgimento da infecção. As mulheres apresentam uma maior predisposição à infecção urinária do que os homens, devido à uretra feminina ser muito curta e situada na vizinhança do ânus, o que mais facilmente leva à contaminação da urina pelas fezes.A cistite é a mais frequente das infecções urinárias. É provocada por um colibacilo (E. coli), mas também por outros germes intestinais (proteus, enterococos, estafilococos). Provoca desejo frequente e imperioso de urinar, urinas turvas e eventualmente com laivos de sangue, mas não produz dores ao nível dos rins.A presença de cálculos renais, deformidades no aparelho urinário, contacto com material infectado durante um exame instrumental da bexiga, obstrução da uretra e a presença de problemas neurológicos que actuam sobre a bexiga, impedindo a normal eliminação da urina, são outros factores que podem provocar a infecção.Os bebés, principalmente as raparigas, têm grandes probabilidades de contrair infecções urinários devido ao uso de fraldas, sendo contaminados pelas próprias fezes. Os rapazes raramente apresentam esse problema e os que fizeram circuncisão correm até um risco bem menor.Quando os rapazes contraem uma infecção urinária devem submeter-se a exames mais aprofundados do sistema urinário logo após a primeira manifestação, que, de uma maneira geral, está associada a uma deformação do aparelho urinário, como válvulas uretrais e refluxo vésico-urinário (quando a urina retorna da bexiga para o ureter).Os principais sintomasOs sintomas nem sempre são evidentes quando se trata de crianças. Pode ocorrer febre, falta de apetite, deficiências no peso e no crescimento. No adulto, porém, o principal sintoma é a dor ao urinar, acompanhada por um aumento da frequência da vontade de urinar. O paciente queixa-se de necessitar de ir várias vezes à casa de banho, mas urinando apenas pequenas quantidades, no meio de dores e sensação de queimadura.Quando a infecção é mais grave, é habitual a pessoa apresentar dores na região lombar e até mesmo notar a presença de sangue na urina.
O sono

O que é o sono? Porque dormimos? Porque é que não conseguimos dormir? Quantas horas conseguimos dormir? Estas são perguntas que continuam sem resposta.
O sono é ainda uma entidade desconhecida, que ocupa uma parte significativa da nossa existência, mas ainda não se sabe muito bem para que serve. É, sem dúvida, uma necessidade fisiológica como comer, beber e respirar. É uma característica que nasce connosco.
«O sono é muito complexo. É uma situação que obrigatoriamente tem de existir para sobrevivermos, isso é inquestionável. Mas os mecanismos que levam ao sono são, na sua maioria, desconhecidos. A sua causa é biológica, faz parte do nosso ciclo biológico», explica a Dr.ª Pilar Vasconcelos, pneumologista da Clínica do Sono.
É uma característica única de cada pessoa, não é igual em todas. Há quem precise dormir mais e há quem precise dormir menos. «Varia de pessoa para pessoa, desde aqueles grandes ‘dorminhocos’ que dormem mais de 11 horas por dia, até aos que dormem apenas três a quatro horas, mas que se sentem bem», acrescenta Pilar de Vasconcelos.
A cada um o seu sonho
«O sono não funciona em todas as pessoas da mesma forma. A duração não é muito significativa, a sua eficácia sim», sublinha o Dr. Reis Ferreira, pneumologista do Hospital da Força Aérea e da Clínica do Sono. A duração do sono de cada um depende de vários factores: «Depende da sua própria estrutura, da mesma forma que umas pessoas têm uma vida mais activa do que outras. Não há nenhum mecanismo que nos obrigue a dormir. Já nascemos assim. Muitas mães vêm cá e queixam-se de que os seus bebés não dormem quase nada, ou dormem muito. O sono é inato, mas é evidente que o número de horas que se dorme tem que ver com o tipo de vida que se tem», afiança Pilar Vasconcelos.
A ideia de que é o cansaço físico que provoca o sono é completamente falsa. «Quanto muito, o cansaço físico ajudará à indução do sono. A ideia é a de que o sono é um fenómeno fundamental para a ‘arrumação’ de todos os processos sensoriais e de automatismos que complementa a actividade de vigília durante o dia. Tal um computador que arruma tudo nas pastinhas certas, o sono ‘arruma os pensamentos’ para o dia seguinte», explica Reis Ferreira.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
%5B1%5D.jpg)
Now here we go again You say you want your freedom
Well who I am to keep you down
It's only right that you should
Play the way you feel it
But listen carefully to the sound Of your loneliness Like a heartbeat...drives you mad In the stillness of remembering what you had And what you lost
And what you had And what you lost .........
sábado, 31 de janeiro de 2009

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sweet kids - we should always be!
;)
Ser Criança
Gilberto dos Reis
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."

Healthy foods
Amoras, morango, framboesa, mirtilo. Frutas ricas em antocianina, um flavonóide funcional!
Segundo estudos da Ohio State University, a antocianina é importante na prevenção da degeneração das células dos mamíferos e humanos. Em combinação com o ácido elágico desenvolve uma potente prevenção contra certos tipos de cânceres.
John Mayer - Daughters
I know a girl
She puts the color inside of my world
But she's just like a maze
Where all of the walls all continually change
And I've done all I can
To stand on her steps with my heart in my hands
Now I'm starting to see
Maybe it's got nothing to do with me
Fathers be good to your daughters
Daughters will love like you do
Girls become lovers who turn into mothers
So mothers be good to your daughters too .......
TO be continued
Hoje
Muitas coisas devem ser ditas, mas muitas vezes preferimos ficar em silêncio. Então irei escrever algumas vezes e espero que gostem!
Feliz Dois mil INOVE!
Um grande abraço pra vocês!